Capítulo 5 - Os Prémios Nobel

Juntamente com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel, Marie recebeu o Prémio Nobel de Física, em 1903 "em reconhecimento pelos extraordinários serviços obtidos em suas investigações conjuntas sobre os fenómenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prémio.
Diploma do Prémio Nobel de Física que recebeu em 1903.

Pierre morreu atropelado em 1906, e Marie foi nomeada titular da cátedra por ele criada, sendo deste modo a primeira mulher em França a ocupar este cargo. Assim sendo Marie sucedeu ao seu marido na cadeira de Física Geral, na Sorbonne.Em 1910 morre pai de Marie e ai ela sente-se sozinha.
Depois da morte do seu marido teve um romance amoroso com o físico francês Paul Langevin, que era casado, o que deu origem a escândalo jornalístico, que se misturou a referências xenófobas, devido à sua ascendência polaca. Marie e as filhas acabaram por fugir para Inglaterra e só regressaram a França em 1912.Em 1911 recebeu o Premio Nobel de Química «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polónio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Foi a primeira pessoa a receber dois Prémios Nobel em campos diferentes.

Conferência cientifica em 1911 em Bruxelas. Entre todos os cientistas temos Marie Curie (segunda sentada do lado direito) e Albert Einstein (segundo de pé à direita)

Sem comentários: