A História

A Internet foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que a usava para trocar informação através de um correio electrónico. A esta rede inicial chamava-se ARPA (Advance Research Projects Agency - Agência de Pesquisa de Projectos Avançados).

Por volta do ano de 1970 este modo de troca de informação chamou a atenção de vários cientistas e investigadores. A ARPA evoluiu e passou a chamar-se ARPANET. Durante a década de 80, a ARPANET foi sendo ligada a outras redes de universidades e de grandes empresas.

No início dos anos 90 foi necessário criar serviços de pesquisa (os primeiros motores de busca), de modo a responder à procura dos utilizadores, cada vez em maior número, dada a riqueza de informações gratuitas a que podiam ter acesso.
A World Wide Web (que significa "rede de alcance mundial", em inglês; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos que são interligados e executados na Internet.
Em Portugal, a primeira ligação à Internet teve início oficial em 1991. Fazia parte de um projecto que envolveu várias universidades, sendo fornecida pela Eunet, através da sua estrutura em Amesterdão. No mesmo ano, os computadores portugueses passaram a ter nome oficial na rede.
Em 1996, a Eunet estabeleceu-se directamente em Portugal e deu-se o grande crescimento da utilização do serviço Internet pelos portugueses. Em 2000, a utilização da Internet cresceu muito na Europa e passou a fazer parte do dia-a-dia de todos nós.
A Internet basicamente, criou uma nova forma de comunicarmos em sociedade pois muito do que fazíamos ao vivo, passou a ser feito através da rede. Por exemplo, movimentos bancários, compras, leitura de livros e artigos,…
A Internet veio facilitar muito a nossa vida e passou a permitir que conhecêssemos pessoas que dificilmente encontraríamos de outra forma. Mas como tudo na vida a Internet tem aspectos positivos e aspectos negativos.

Sem comentários: