Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz, hoje de Nossa Senhora da Conceição teve com padroeira original a Santa Maria da Azinhaga (também conhecida por Santa Maria do Almonda ou Santa Maria da Ponte de Azinhaga) representada na figura de Nossa Senhora da Piedade.
Esta Igreja é a maior do Ribatejo com os seus mil metros quadrados. Trata-se de um edifício do século XVII com fachada frontal marcada com portal barroco rodeado por colunas e rematado por janela de harmonioso rendilhado. É um vasto templo de três naves com arcos de volta redonda pousadas em colunas lisas e cilíndricas formando cinco tramos e cobertas de tectos de madeira. tem capela-mor, duas laterais e duas colaterais, sendo a ousia (capela-mor ou santuário) coberta por uma abóbada de trinta caixões. No corpo do templo há um silhar (pedra) abaixo de azulejos azuis e amarelos do século XVII e um painel embutido representando a Eucaristia.
Foi totalmente arrasada pelas tropas francesas sob o comando do marechal Massena durante a terceira invasão.
A sua reconstrução em que se lhe acrescentou a torre terminou em 1882 (foi após esta reabilitação do edifício que lhe foi atribuído o orago - invocação, Nossa Senhora da Conceição).

Sem comentários: