Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal, também conhecido como Pavilhão Rosa Mota, fica situado na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto.
O palácio original (construído em granito, ferro e vidro – daí o nome "cristal") era da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones. A sua construção iniciou-se em 1861, e foi inaugurado em 18 de Setembro em 1865.Foi concebido para acolher a exposição internacional Portuguesa, mostra onde se expunham as novas conquistas industriais e comerciais, segundo o espírito que presidia à exposição londrina.
Media 150 metros de cumprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves.
Em 1933 foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto.
O palácio foi destruído em 1950, tendo-se erguido no seu lugar uma pouco graciosa nave de betão armado.Esta incaracterística calote semi-esférica, foi projectada pelo arquitecto Carlos Loureiro, servindo de sede ao campeonato do mundo de hóquei em patins de 1951 e foi concluído em 1954.Consagrado Pavilhão de Desportos, seria em 1990 rebaptizado com o nome de Rosa Mota, em homenagem a uma das mais ilustres atletas portuenses.


O palácio está rodeado de jardins, que possuem grande variedade de plantas, canteiros de flores e majestosas árvores: palmeiras, plátanos e tílias.
Possui ainda um lago com a sua pequena ilha, múltiplos recantos verdejantes, miradouros, grutas artificiais e castelos.

Sem comentários: