História do Basquetebol


Há notícias de que os Maias praticavam um jogo semelhante ao basquetebol, e este povo viveu na América Central desde 500 a.C. até meados do século XVI.
Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) para tornar as aulas mais agradáveis, imaginou um jogo diferente e que pudesse ser praticado no ginásio, visto as condições climatéricas nem sempre permitirem a prática desportiva ao ar livre.
Em cada extremidade do ginásio, a 4 m do solo, colocou um cesto da colheita de pêssegos onde os alunos tentavam introduzir a bola com as mãos. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir por uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida. Daí a origem do nome basquetebol: basket = cesto e ball = bola, bola ao cesto.

O primeiro jogo público nos E.U.A. realizou-se em 1892 e foi modalidade olímpica pela primeira vez em 1936.

Introduzido em Portugal no ano de 1913, o 1.º campeão nacional foi o Spor Club Conimbricense. A Federação Portuguesa de Basquetebol, foi fundada na cidade do Porto em 17 de Agosto de 1927.

A grande difusão por todo o mundo (mais de 100 milhões de praticantes) explica-se pelo facto de não só estimular o jogo limpo, mas também desenvolver a capacidade para a corrida e o salto como nenhum outro jogo. Muitas mo­dalidades desportivas adoptaram-no como forma de treino básico.

Sem comentários: