Perspectiva Religiosa

A Origem do Universo na perspectiva cristã aconteceu pelas mãos de Deus.
O Génesis não é o livro mais antigo da Bíblia, mas foi colocado no início das Escrituras precisamente por contar o início do universo e da história.
Nele não encontramos dados científicos sobre o Big-Bang, nem sobre a evolução das espécies ou a deriva dos continentes encontramos sim, um olhar de fé. Para o autor de Génesis o universo depende do acto criador de Deus.
Na Bíblia temos que o primeiro homem se chamava Adão e a primeira mulher Eva. Estes nomes significam, em hebraico, respectivamente, humanidade e vida. No entanto podemos dizer que são nomes simbólicos que representam todas as pessoas e não apenas um casal. Adão não é judeu nem é um homem individual, é a humanidade inteira.
Quando iniciamos a leitura da Bíblia não ficamos por dentro apenas da pequena história de um povo particular, mas entramos totalmente na grande história da humanidade.
O livro do Génesis não é um livro de história, nem um livro de ciências mas sim uma afirmação de fé em Deus: Deus está na origem da criação, na origem do bem e na origem do ser humano.
Para os cristãos, a vida surge do poder amoroso de Deus, mas desenvolve-se através dos mecanismos naturais criados por Deus. A evolução das espécies é um facto, mas envolvida pelo espírito do Criador, está direccionada para um fim.
As narrativas da criação do Génesis, estão cheias de ensinamentos magníficos que elevam o espírito à adoração de Deus criador e amigo dos homens.
Como mais explícito que as minhas palavras para descrever a Origem do Universo segundo a religião Católica deixo aqui alguns excertos do livro Génesis onde se relata a criação do Universo pelas mãos de Deus:
1No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, 2a terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas.
3Deus disse: «Faça-se a luz.» E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5Deus chamou dia à luz, e às trevas, noite. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o primeiro dia.
6Deus disse: «Haja um firmamento entre as águas, para as manter separadas umas das outras.» E assim aconteceu. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam sob o firmamento das que estavam por cima do firmamento. 8Deus chamou céus ao firmamento. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o segundo dia.
9Deus disse: «Reúnam-se as águas que estão debaixo dos céus, num único lugar, a fim de aparecer a terra seca.» E assim aconteceu. 10Deus chamou terra à parte sólida, e mar, ao conjunto das águas. E Deus viu que isto era bom.
11Deus disse: «Que a terra produza verdura, erva com semente, árvores frutíferas que dêem fruto sobre a terra, segundo as suas espécies, e contendo semente.» E assim aconteceu. 12A terra produziu verdura, erva com semente, segundo a sua espécie, e árvores de fruto, segundo as suas espécies, com a respectiva semente. Deus viu que isto era bom. 13Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o terceiro dia.
14Deus disse: «Haja luzeiros no firmamento dos céus, para separar o dia da noite e servirem de sinais, determinando as estações, os dias e os anos; 15servirão também de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminarem a Terra.» E assim aconteceu. 16Deus fez dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; fez também as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento dos céus para iluminarem a Terra, 18para presidirem ao dia e à noite, e para separarem a luz das trevas. E Deus viu que isto era bom. 19Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quarto dia.
20Deus disse: «Que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos, e que por cima da terra voem aves, sob o firmamento dos céus.» 21Deus criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves aladas, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom. 22Deus abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas do mar e multipliquem-se as aves sobre a terra.» 23Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quinto dia.
24Deus disse: «Que a terra produza seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais ferozes, segundo as suas espécies.» E assim aconteceu. 25Deus fez os animais ferozes, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom.

Sem comentários: