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Regras do Basquetebol

Inicio e recomeço de jogo
O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
Como jogar a bola
A bola é sempre jogada com as mãos, não é permitido correr com ela, pontapeá-la ou socá-la. É uma violação parar ou bater deliberadamente com a bola em qualquer parte da perna, excepto se se tocar de forma acidental.

Bola ao ar
É o árbitro que lança a bola ao ar entre dois jogadores adversários e esta deve ser tocada pelas mãos de um deles ou de ambos.
Para o lançar a bola ao ar é necessário: que os dois saltadores tenham os pés dentro da metade do círculo que está mais próxima do cesto que defendem; que a bola seja lançada verticalmente entre os dois saltadores e só seja tocada depois de atingir o seu ponto mais alto; que os outros jogadores permaneçam do lado de fora do círculo, até que a bola seja tocada e os jogadores da mesma equipa não podem ocupar posição, lado a lado, se um adversário desejar ocupar uma dessas posições.

Processo de posse alternada
O processo de posse alternada, é a forma de tornar a bola viva através da sua reposição de fora de campo em vez de uma bola ao ar.

Na situação de bola ao ar as equipas irão repor, alternadamente, a bola de fora de campo, no local mais próximo onde ocorreu a situação de bola ao ar.

A equipa que não obtém a posse da bola viva, na sequência da bola ao ar de início do primeiro período, começará o processo de posse alternada.

A equipa a quem será concedida a bola para reposição de posse alternada deve ser indicada pela seta (colocada na mesa dos oficiais do jogo) correspondente, na direcção do cesto do adversário. A direcção da seta é imediata­mente invertida quando a reposição de posse alternada termina.

Descontos de tempo anotados
A duração de um desconto de tempo anotado é sempre de 1 minuto. Como resultado da mudança de tempo de jogo para 4x10 minutos, pode ser concedido um desconto de tempo a cada equipa durante um dos três primeiros períodos, dois durante o quarto período e um durante cada período suplementar.

Drible
Quando se está a driblar pode-se dar o número de passos que se pretender, mas quando se termina o drible tem que se lançar ou passar a bola.
Não se pode driblar a bola com as duas mãos simultaneamente.

Progredir com a bola
Pode-se progredir com a bola em qualquer direcção, seguindo as seguintes regras: se o jogador receber a bola parado, pode escolher qualquer pé para rodar sobre ele (pé-eixo); se o jogador receber a bola em movimento, ou ao terminar um drible, pode usar dois tempos rítmicos para parar, passar ou lançar; o jogador pode levantar o pé-eixo para lançar a bola ou passá-la, mas esta deve abandonar as suas mãos antes que o pé-eixo toque novamente no solo e o jogador não pode levantar o pé-eixo ao iniciar o drible antes da bola deixar as suas mãos.

Regra dos 3 segundos
Um jogador não deve permanecer mais do que 3 segundos consecutivos na área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa tenha a posse de bola na sua zona de ataque e o cronómetro de jogo estiver a andar. Esta situação mantém-se mesmo no caso da equipa estar a repor a bola fora do campo.

Regra dos 8 segundos
Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazê-la passar para o meio-campo ofensivo.

Regra dos 24 segundos
O tempo-limite para se efectuar um lançamento de campo é de 24 segundos.

Regresso da bola à zona de defesa
Se um jogador estiver na posse de bola na zona de ataque não a pode passar a um colega colocado na zona de defesa ou driblar para essa mesma zona.

Interferência no lançamento e intervenção sobre a bola
Quando um jogador defensor provoca (deliberada ou acidentalmente) a vibração da tabela ou do aro do cesto, enquanto a bola estiver no ar, durante um lançamento de campo, de modo que a mesma, no entender do árbitro, tenha sido impedida de entrar no cesto, isto deixa de ser uma falta técnica, passando a constituir uma violação, e devem ser anotados à equipa 2 ou 3 pontos (ou seja, a equipa pontua). No entanto quando a bola entrar, não há violação.

Falta pessoal
É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: obstrução (contacto pessoal que impede a progressão do adversário), carregar (contacto pessoal que ocorre quando um jogador, com ou sem bola, força a sua passagem e contacta com o corpo do adversário), marcar pela retaguarda (contacto pessoal que ocorre pela retaguarda quando um defensor tenta jogar a bola), deter (o uso das mãos para tocar no adversário, impedindo-o de progredir ou na ajuda da sua marcação, é ilegal), segurar (quando o contacto pessoal impede a liberdade de movimentos do adversário), uso ilegal das mãos (quando o defesa toca as mãos do atacante numa tentativa de jogar a bola; a excepção dá-se quando o contacto for acidental e só se for sobre a mão do adversário que está sobre a bola) e empurrar (quando um jogador desloca ou tenta deslocar um adversário através da força).

Acções Técnico-Tácticas


Pega na bola
Para segurar a bola o jogador deve: colocar as mãos ligeiramente recuadas e na metade posterior da bola; colocar os dedos de forma a sentir a bola; colocar os dedos afastados, com os polegares atrás da bola e não tocar a bola com a palma da mão.

Posição-base
A posição-base permite executar qualquer movimento, em qualquer direcção, tanto na defesa como no ataque. Se o jogador tem a posse da bola, diz-se posição-base ofensiva e se está a defender, diz-se posi­ção-base defensiva.

Posição-base ofensiva (posição de tripla ameaça)
Quando um jogador se encontra na posição-base ofensiva deve: colocar os pés afastados e à largura dos ombros; distribuir o peso do corpo de igual modo pelos dois apoios (parte anterior); fazer uma ligeira flexão das pernas; manter a cabeça levantada de modo a poder observar os colegas e os adversários; fazer a pega da bola com ambas as mãos e colocar a bola junto ao abdómen, com os cotovelos colocados ao lado do tronco.

A posição-base ofensiva é também conhecida como posição de tripla ameaça, pois, a partir dela pode-se, lançar a bola, driblá-la ou passá-la.

Posição-base defensiva
Quando um jogador se encontra na posição-base defensiva deve: colocar os pés afastados e à largura dos ombros; distribuir o peso do corpo de igual modo pelos dois apoios (parte anterior); fazer uma ligeira flexão das pernas; inclinar ligeiramente o tronco para a frente; orientar os braços para cima e para diante, palmas das mãos viradas para a frente e dedos afastados e manter a cabeça levantada de modo a poder observar os colegas e os adversários.

Mudanças de direcção
Para um jogador mudar de direcção deve: ter em atenção que o primeiro passo deve ser curto; flectir o joelho; rodar sobre a parte anterior do pé; impulsionar-se na nova direcção; transferir o peso do corpo; dar o segundo passo largo; apontar os dedos do pé na nova direcção e levantar a mão adiantada como sinal.

Rotações

Rotação para a frente
Para um jogador executar uma rotação para a frente deve: ter uma postura equilibrada; colocar o peso sobre o pé-eixo; saber que é o peito que marca o movimento; rodar sobre a parte anterior do pé e dar um passo à frente com o outro pé.

Rotação para trás
Para um jogador executar uma rotação para trás deve fazer o mesmo que na rotação para a frente com excepção que deve dar o passo atrás com o outro pé.

Deslizamentos defensivos

Deslizamento lateral
Para um jogador executar um deslizamento lateral deve: dar um impulso com o pé do lado para onde se dirige; avançar o outro pé na mesma direcção; utilizar passos curtos e rápidos; colocar o pé mais avançado fora do alcance do adversário para o proteger; colocar o pé atrasado alinhado com o centro do corpo do adversário; colocar os pés separados sensivelmente à largura dos ombros e sem se cruzarem; movimentar os pés sem os levantar muito; ter os joelhos flectidos, não dar saltos (acima ou abaixo); levantar a cabeça; ter as costas direitas; ter as mãos abertas com as palmas para a frente; flectir os cotovelos; colocar os braços perto do corpo e dar um impulso rápido com a parte anterior do pé.

Passe
O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: passe de peito, passe picado, passe por cima da cabeça e passe de ombro.

Passe de peito
Como o nome indica, com a bola à altura do peito esta é lançada frontalmente na direcção do alvo. Este tipo de passe deve-se utilizar para distâncias curtas ou médias.
Para realizar este passe o jogador deve: colocar os cotovelos junto ao corpo; avançar um dos apoios; executar um movimento de repulsão com os braços; executar rotação dos pulsos; após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo.

Passe picado
Muito semelhante ao passe de peito mas tendo em conta que o alvo inicial é o solo. Este passe é utilizado quando existe um adversário entre o jogador e um colega de equipa.
Para realizar este passe o jogador deve: colocar os cotovelos junto ao corpo; avançar um dos apoios; executar um movimento de repulsão com os braços; executar rotação dos pulsos; após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo e dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.

Passe por cima da cabeça
É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa. Para realizar este passe o jogador deve: elevar os braços acima da cabeça; avançar um dos apoios e executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.

Passe de ombro
É um tipo de passe com uma trajectória sem arco e em direcção ao alvo que é utilizado nas situações que exijam um passe comprido.
Para realizar este passe o jogador deve: segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro; colocar o cotovelo numa posição levantada; avançar o corpo e a perna do lado da bola e fazer a extensão do braço e finalizar o passe com um golpe de pulso.

Recepção
Para executar uma boa recepção o jogador deve: ir ao encontro da bola com as duas mãos; colocar os dedos bem abertos e firmes; colocar os braços estendidos mas, no momento em que contactam com a bola, devem flectir-se, permitindo assim, por um lado, o amortecimento da velocidade desta e, por outro, a protecção da mesma.

Drible
Quando se dribla pode-se executar um número indefinido de passos, assim temos o drible de progressão e o drible de protecção.

Drible de progressão
O drible de progressão é utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno. Para o realizar o jogador deve: coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo; contactar a bola com a mão aberta e os dedos estendidos; driblar a bola ao lado do corpo (até ao nível da cintura); manter o olhar dirigido para a frente e controlar a bola em movimento.

Antes de progredir em drible o jogador deve observar a posição dos colegas e dos adversários sem nunca esquecer que a bola circula mais rapidamente através do passe do que do drible.

Drible de protecção
O drible de protecção serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, no qual o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola visto o defesa estar muito próximo.
Para o realizar o drible de protecção jogador deve: flectir as pernas; colocar o braço livre e a perna contrária à da mão que dribla entre a bola e o defesa; coordenar o movimento do antebraço de modo a amortecer o movimento da bola e reenviá-la para o solo mais rapidamente; contactar a bola com a mão aberta e os dedos estendidos; driblar de modo que a bola ressalte no meio dos apoios; diminuir a altura do drible e controlar a bola em movimento.
Arranque em drible directo
Para realizar o arranque em drible directo o jogador deve na fase de preparação colocar-se em posição de tripla ameaça; olhar o cesto e o defensor; executar finta de arranque e se for o jogador defensor, ter a mão levantada no lado da penetração. Finalmente na fase de execução deve: dar um passo comprido para o lado do pé adiantado do defesa; driblar para lá do defensor com a mão exterior; impulsionar-se com o pé-pivô; proteger a bola com a mão interior; fechar ao movimento de recuperação do defensor; driblar à altura do joelho e colocar a mão na parte superior da bola.

Arranque em drible cruzado
Para realizar o arranque em drible cruzado o jogador deve: na fase de preparação colocar-se em posição de tripla ameaça; olhar o cesto e o defensor; fazer finta de arranque; se for o jogador defensor, ter a mão levantada no lado contrário ao da penetração. Finalmente na fase de execução deve: executar um passo cruzado para o lado do pé adiantado do defesa; driblar para lá do defensor com a mão exterior; impulsionar-se com o pé-pivô; proteger a bola com a mão interior; fechar ao movimento de recuperação do defensor; driblar à altura do joelho e colocar a mão na parte superior da bola.

Mudança de direcção

Frontal

Para um jogador executar uma mudança de direcção frontal deve na fase de preparação erguer a cabeça e olhar para o cesto; executar drible de protecção à altura do joelho e proteger a bola com o corpo e a mão que não dribla. Finalmente na fase de execução deve erguer a cabeça e olhar para o cesto; cruzar a bola pela frente; driblar perto do corpo; mudar de mão; executar drible de protecção à altura do joelho e proteger a bola com o corpo e a mão que não dribla.

Por trás das costas
Para um jogador executar uma mudança de direcção por trás das costas deve na fase de preparação erguer a cabeça e olhar para o cesto; driblar atrás do corpo e proteger a bola com o corpo e a mão que não dribla. Depois na fase de execução deve erguer a cabeça e olhar para o cesto; deslocar a bacia para a frente; executar drible nas costas e empurrar a bola; mudar de mão; executar drible de protecção à altura do joelho e proteger a bola com o corpo e a mão que não dribla.

Drible por baixo das pernas
Para um jogador executar um drible por baixo das pernas deve erguer a cabeça; avançar a perna contrária à mão que dribla; proteger a bola com o corpo e com a mão que não dribla e driblar por baixo das pernas/mudar de mão.

Fintas
A finta pode ser executada com ou sem bola. Ao fintar o adversário o jogador está a tentar enganá-lo para conseguir uma posição de vantagem.

Finta sem bola
Para executar uma finta sem bola o jogador deve: dar a entender ao adversário que vai prosseguir por um dos lados; desequilibrar o adversário para o lado que simulou; ultrapassar o adversário pelo lado contrário (mudança de direcção); aumentar a velocidade e manter a bola dentro do seu campo visual.

Finta com bola

Finta de arranque em drible

Para executar uma finta de arranque em drible o jogador deve: dar a entender ao adversário que vai arrancar para um dos lados; passar o peso do corpo do pé da frente para o de trás; dar um passo grande com a perna adiantada, de modo a colocá-la na direcção pretendida (arranque) e proteger a saída, driblando com a mão mais afastada do adversário, interpondo o seu corpo entre a bola e o adversário.

Finta de lançamento
Para executar uma finta de lançamento o jogador deve: dar a entender ao adversário que vai executar um lançamento; executar técnica de lançamento utilizando apenas os braços; não perder o equilíbrio e recuperar a posição ofensiva básica para poder executar a acção seguinte.


Lançamento
É através do lançamento que se têm possibilidade de marcar pontos para a equipa. Existem vários tipos de lançamentos tais como: lançamento em apoio, lançamento em suspensão e lançamento na passada.

Lançamento em apoio
Um jogador para executar um lançamento de apoio deve: partir da posição-base ofensiva; avançar ligeiramente o apoio do lado da mão que lança; manter o olhar dirigido para o cesto; segurar a bola com as duas mãos, de modo a ficar por trás a mão que lança, com os dedos afastados; posicionar de lado a mão de apoio na bola; colocar o cotovelo debaixo da bola; colocar a bola acima do nível da cabeça, mas desviada lateralmente, para o lado da mão lançadora; posicionar o braço e o antebraço de modo a formarem um ângulo de 90º; fazer a extensão completa das pernas e braços com expulsão da bola por golpe de pulso e executar o movimento de forma contínua.

Lançamento em suspensão
Este tipo de lançamento é parecido com o lançamento em apoio, com a diferença de ser antecedido de um salto. O lançamento e deve ser executado no ponto mais alto do salto.

Lançamento na passada
Um jogador para executar um lançamento na passada deve: executar a passada entre o primeiro e o segundo apoios mais curta que a anterior, para aproveitar a velocidade horizontal para a impulsão vertical; lançar pelo lado direito com o primeiro apoio direito e o segundo esquerdo (direito-esquerdo-lança); lançar pelo lado esquerdo com o primeiro apoio esquerdo e o segundo direito (esquerdo-direito-lança); dirigir o olhar para a tabela; elevar o joelho da perna livre em direcção ao cesto; utilizar o movimento de balanço da perna livre para aumentar a impulsão e executar o lançamento com a mão do lado correspondente.

Ressalto
O ressalto desempenha um papel fundamental no desenrolar do jogo. O jogador deve ter em atenção que qualquer lançamento pode ser falhado e, como tal, é importante estar prepa­rado para o ressalto.
Existem dois tipos de ressalto: ofensivo e defensivo.

Ressalto ofensivo
No ressalto ofensivo pretende-se uma nova oportunidade de lançamento. Para executar ressalto ofensivo o jogador deve: antecipar-se ao defensor para lhe ganhar a posição; realizar movimentos rápidos, com mudanças de direcção, dificultando assim o bloqueio defensivo e saltar para a bola, agarrá-la sobre a cabeça e, sem baixar os braços, lançá-la novamente.

Ressalto defensivo
No ressalto defensivo pretende-se recuperar a posse de bola. Para executar ressalto defensivo o jogador deve: observar a movimentação do atacante após o lançamento; ocupar uma posição entre o cesto e o atacante; bloquear o atacante e saltar para a bola, agarrá-la com as duas mãos e protegê-la.
Após o ressalto defensivo, o jogador deve procu­rar imediatamente um colega de equipa para lhe passar a bola ou sair em drible.

Enquadramento ofensivo
Para se encontrar ofensivamente um jogador deve posicionar-se de forma a estar sempre virado para o cesto (o jogador nunca deve virar as costas ao cesto).

Enquadramento defensivo
Para se encontrar enquadrado defensivamente um jogador deve posicionar-se de modo a formar um triân­gulo em que um dos vértices é o atacante com bola, o outro é o atacante sem bola e o terceiro é cons­tituído por ele (de costas para o cesto).

Defesa ao jogador com bola
Um jogador para executar a defesa ao jogador com bola deve: colocar-se entre o adversário e o cesto; dificultar tanto a sua movimentação no campo como o passe ou o lançamento; acompanhar os deslocamentos do adversário (caso drible), mantendo sempre os seus apoios em contacto com o solo, sem os cruzar e aumentar a pressão sobre o adversário, diminuindo a distância, isto no caso de ele parar o drible (sobremarcação).

Quando um jogador estiver a defender o adversário com bola deve colocar-se sempre entre a bola e o cesto. Caso este passe a bola a um colega da sua equipa, deve recuar e tomar uma posição que lhe permita controlar o seu defesa (sem bola) e o adversário com posse de bola, mas sempre enquadrado com o cesto.

Defesa ao jogador sem bola
Um jogador para executar a defesa ao jogador sem bola deve: colocar-se entre o adversário e a bola, mas tendo sempre em atenção o cesto; acompanhar os deslocamentos do adversário, para evitar que receba a bola; fechar as linhas de passe do adversário, particularmente quando se aproxima da bola ou do cesto (sobremarcação) e utilizar os seus braços para cortar possíveis linhas de passe.

Caso o seu adversário esteja um pouco mais longe do possuidor da bola o jogador pode afastar-se ligeiramente, de modo a continuar enquadrado com o adversário, a bola e o cesto e, simultaneamente, apoiar os colegas com maiores dificuldades.

Ataque
Quando uma equipa recupera a posse de bola o jogador deve ter sempre presente os objectivos do ataque: fazer progredir a bola, invadindo o meio-campo defensivo do adversário e finalizar o ataque com lançamento e concretizar um cesto.

O contra-ataque constitui a primeira acção ofensiva que uma equipa deve tentar logo que recu­pera a posse da bola. Tem como objectivo finalizar com lançamento, o mais próximo do cesto, em vantagem numérica e/ou vantagem posicional (defesa desorganizada).

Quando uma equipa recupera a posse da bola (ex.: ressalto defensivo) numa zona próxima do cesto, deve desmarcar-se de imediato e posicionar-se de forma equilibrada no terreno de jogo, de modo a abrir linhas de passe que facilitem um rápido primeiro passe.
Se um jogador tem a posse da bola, deves conduzi-la em drible, rapidamente, pelo corredor central.
Os colegas devem ocupar os corredores de uma forma equili­brada, proporcionando assim o maior número de linhas de passe para a finalização do contra-ataque.
Quando chega próximo do cesto em boas condições o jogador não deve hesitar no lançamento.

Corte em “V”
Para executar um corte em “V” o jogador deve: cortar até perto do cesto; utilizar fintas e coordenação; flectir o joelho; rodar sobre a parte anterior do pé; impulsionar-se para fora (bola/posição); dar um passo largo e veloz; levantar a mão exterior a pedir a bola; receber o passe/ir ao encontro da bola com as duas mãos; enquadrar-se com o cesto; olhar o cesto e o defensor e colocar-se numa posição de tripla ameaça.
Corte à sobremarcação
Para executar um corte à sobremarcação o jogador deve: atrair a atenção da defesa para a bola; pedir a bola; flectir o joelho; rodar sobre parte anterior do pé; impulsionar-se para o cesto; dar um passo largo e veloz; levantar a mão interior a pedir a bola; continuar o corte para o cesto; receber o passe com as duas mãos e lançar na passada ou passar.

Defesa
Quando a equipa perde a posse da bola um jogador, deve ter sempre presente os seguintes objectivos: tentar impedir ou dificultar a progressão do adversário; tentar impedir que o adversário marque pontos e tentar recuperar a posse de bola.

Para cumprir estes objectivos o jogador deve: assumir imediatamente uma atitude defensiva; dirigir-se de imediato para o adversário directo, enquadrando-se defensivamente, para procurar recuperar a posse da bola ou dificultar as acções ofensivas: se o jogador defende o adversário com bola, coloca-se entre esta e o cesto, dificultando as acções ofensivas.

2 comentários:

  1. E a sinalética do árbitro ? (falta pessoal, dribles, passos)

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  2. Atualize com as Novas regras do basquetebol.Coloque mais imagens das posiçães de ataque dos jogadores.

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