Folhas


As folhas são órgãos das plantas formados a partir dos gomos do caule. Na sua maioria tem cor verde devido á presença de uma substância chamada clorofila.
Na planta as folhas desempenham várias funções tais como: produção de alimentos (nelas a seiva bruta transforma-se em seiva elaborada com a ajuda da luz solar captada pela clorofila), trocas gasosas (é através das folhas que as plantas fazem as trocas gasosas com o ambiente), transpiração (o processo pelo qual a água contida na planta é eliminada) e podem ter funções de reserva (algumas plantas armazenam grandes quantidades de água nestes órgãos. É o caso da cebola, que é um bolbo, em que as escamas não são mais do que folhas transformadas. Outras plantas acumulam óleos ou essências aromáticas principalmente nas folhas, como as ervas aromáticas, de que são exemplo a salsa, os coentros e a hortelã.).


Nas folhas podemos considerar três tipos: subterrâneos como na cebola (A), aquáticos como na sagitária (B) e aéreos como na videira (C).


Uma folha completa é formada por: bainha (zona de inserção no caule), pecíolo (responsável pelo suporte) e limbo (parte espalmada e limiar).

O limbo é formado por: página inferior (parte da folha virada para o solo), página superior (parte da folha que recebe a luz solar e que tem luz mais intensa), nervuras (canais por onde circula a seiva) e margem (linha que limita o limbo).

Constituição de uma folha completa



As folhas ás quais falta uma das partes designam-se de folhas incompletas.
Podemos classificar as folhas quanto á divisão, ao recorte, á nervação e á forma do limbo.
Quanto á divisão do limbo temos as folhas simples (quando o limbo é único) (A) e as folhas compostas (quando o limbo está dividido em partes) (B).


Em relação ao recorte temos a folha inteira (tem a margem lisa sem qualquer recorte) (A) e a folha recortada (tem a margem com recortes que podem ser superficiais ou profundos) (B).



Relativamente á nervação (disposição das nervuras no limbo) do limbo podemos considerar as folhas uninérveas (A), peninérveas (B), paralelinérveas (C) e palminérveas (D).


Finalmente quanto á forma do limbo pode ser sagitada (A), linear (B), elíptica (C), cordiforme (D) ou lanceolada (E).

3 comentários:

Anónimo disse...

Andreia OBRIGADA seu site ajudou em uma grande parte do meu trabalho de ciências.

Fada Borboleta disse...

Este site ajudou muito no trabalho de ciências que eu tinha de fazer. Só queria agradecer-lhe pelo que publicou aqui.

Fada Borboleta disse...

Este site ajudou muito no trabalho de ciências que eu tinha de fazer. Só queria agradecer-lhe pelo que publicou aqui.