História do Andebol

O nome Andebol tem origem inglesa e significa «jogo de bola com a mão». O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, depois da I Guerra Mundial, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e apenas com 7 jogadores.
Assim e após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores deixou de ser tão praticada, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares.
O andebol apenas se universalizou a partir de 1960, o andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976.
As principais competi­ções internacionais são os campeonatos mun­diais de andebol (que se efectuam com irregularidade) e os Campeonatos da Europa.
Em Portugal, o andebol de 11 foi introduzido no Porto, em 1929. Em 1931 foi formada a As­sociação de Andebol de Lisboa e em 1932 a Associação de Andebol do Porto.
A Federação de Andebol de Portugal foi fundada em 1 de Maio de 1939, por iniciativa das associações de Lisboa, Porto e Coimbra, a Federação Portuguesa de Andebol, actualmente é designada por Federação de Andebol de Portugal.
O andebol é hoje um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial, e crê-se que o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol.

Sem comentários: